Geologia e Clima

A região é essencialmente agrícola com predominância de solos ferralíticos associados aos paraferralíticos de textura média.
Este tipo de solo faz parte da zona agrícola 24 do Planalto Central, de acordo com a carta de solos de Angola. A precipitação média atinge 1.400 milímetros/ano e a temperatura média anual ronda os 19 graus.

O clima é húmido de característica tropical, influenciado pela altitude do planalto, caracterizando-se assim como clima de altitude com semelhanças ao de zonas temperadas.

Tem duas estações: a chuvosa, com sete meses de duração, e o cacimbo (seca) com cinco meses.

Geomorfologicamente esta região enquadra-se em dois tipos de paisagem:

  • A primeira, dominante, é o Planalto Antigo, extensa superfície planáltica, situada acima da linha hipsométrica dos 1.500 metros, drenada por uma rede hidrográfica importante, onde se destacam as bacias dos rios Queve, Cunene e Cubango. Por este facto é reconhecida como a província que possui as maiores bacias hidrográficas do país.
  • A segunda, a oeste, é uma cadeia marginal de montanhas que define o limite ocidental da superfície planáltica do interior angolano. Esta unidade atinge a sua máxima expressão no Morro do Moco, município de Ecunha, com o pico montanhoso de 2.620 metros de altitude.

Procurar